MARINHA DO BRASIL APRESENTA SEUS BARCOS BLINDADOS DE INSPEÇÃO NAVAL RÁPIDOS

Blog

O 2º Comando Naval Distrital (Com2ndN) apresentou os Barcos Blindados de Inspeção Naval Veloz (LINB) “Guaiúba” e “Caraúna” aos órgãos de segurança pública e imprensa da Bahia em Salvador, após meses de testes. São embarcações de ação rápida com proteção balística e câmeras térmicas em atividades de patrulhamento, inicialmente e principalmente na Baía de Todos-os-Santos e arredores. O diferencial de velocidade, autonomia e manobrabilidade da embarcação também é capaz de oferecer uma resposta pronta e rápida em apoio às forças de segurança pública do estado, em ações conjuntas de fiscalização de águas interiores e combate aos crimes transfronteiriços e ambientais.

A referida zona marítima (e outras semelhantes) apresenta características específicas, marcadas por águas pouco profundas, presença de fundos marinhos altos e, principalmente, pedras. Estas situações representam um risco e requerem embarcações de baixo calado, casco reforçado, com resistência superior aos impactos. O LINB é um tipo de embarcação tática blindada de alto desempenho, usada com sucesso em várias operações militares ao redor do mundo, para apresentar mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes costeiros e ribeirinhos.

Construído com material de alto peso molecular, possui características únicas como retardamento de chama, grande reserva de flutuabilidade (devido ao fato de seu casco possuir densidade menor que a da água) e alta capacidade de absorção de choques, o que o diferencia de projetos fabricados em fibra de vidro e alumínio . O barco conta ainda com sirene da polícia, luzes de navegação e sinais estroboscópicos e pode ser equipado com metralhadoras. Além disso, possui radar digital com alcance compatível com a área de atuação, sensores e câmera térmica, que permite operar em operações noturnas.

O sistema de blindagem do LINB – resistente a disparos de fuzil até 7,62 mm – integra seu design inicial, não sendo uma mera adaptação.

Leia a matéria: https://www.defensa.com/defensa-naval/marina-brasil-presenta-lanchas-rapidas-blindadas-inspeccion

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *