DGS Defense entrega mais uma lancha DGS 888 Raptor a Marinha do Brasil

Blog

A empresa DGS Defense realizou nesta Segunda-Feira (22) teste finais técnicos de ajustes para realizar a entrega da sexta lancha DGS 888 Raptor a Marinha do Brasil (MB). Os testes se deram na Baía da Guanabara, mais precisamente junto ao costado da Urca (RJ). O evento de entrega a MB será nesta terça-feira (23).

Segundo o diretor Executivo da DGS Defense, Fuad Gatti Kouri, a MB está atuando com 10 embarcações da família Raptor e o Exército Brasileiro (EB) opera mais duas unidades.

Hoje temos embarcações da Família Raptor operando na área do 1°, 2°, 8° e 9° Distrito Naval (DN) e junto ao 9° DN o Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar da Amazônia, opera duas unidades da Raptor 999”, explicou o diretor.

A embarcação tática blindada de alto desempenho, DGS 888 Raptor tem 9,2 metros, possuindo uma capacidade de carga superior a 2 mil kg, além de poder ser equipada com visão termal estabilizada e um radar de ultra alta definição.

A embarcação possui capacidades únicas, e uma dela é de se poder navegar em locais com apenas 50 centímetros de profundidade, (graças ao seu sistema de propulsão por jato d´água) mesmo em presença de objetos na superfície ou semi-submersos, como troncos de árvores. Ela pode atingir mais de 60 km/h (o modelo DGS 999 Raptor atinge mais de 80 km/h).

Tudo isso, impulsionado pelo motor N67 da FPT Industrial, que é capaz de garantir uma melhor eficiência mesmo nas situações mais exigentes, sem comprometer a vida útil da motorização.

O motor da FPT Industrial se enquadra na faixa de propulsores “High Speed”, é constituído em linha com seis cilindros. É equipado com um turbocompressor de alta eficiência, que gera 570 hp de potência.

A DGS 888 Raptor foi projetada para ter a capacidade de transportar até 10 militares acomodados na seção de ré da embarcação, protegidos por uma blindagem nível NIJ III que suporta tiros de calibres até 7,62 mm.

Dependendo da missão ela pode ser equipada com metralhadoras calibres 12,7 e 7,62 mm, atendendo assim a requisitos operacionais e logísticos desejados para uma embarcação dessa categoria.

Uma das maiores vantagens da DGS 888 Raptor é ser 100% fabricada com um copolímero de alto peso molecular, conferindo características exclusivas como, por exemplo, retardo de chama, uma grande reserva de flutuabilidade (por seu casco ter uma densidade menor que a água) e ter elevada capacidade de absorver choques,  o que a diferencia das embarcações feitas em fibra de vidro e alumínio.about:blank

Principais características técnicas e operacionais da DGS 888 RAPTOR:

  • Alta velocidade;
  • Alta estabilidade;
  • Grande reserva de flutuabilidade;
  • Material retardante a chamas (baixa taxa de inflamabilidade);
  • Grande facilidade de customização;
  • Grande autonomia;
  • Alta capacidade de manobra em lugares restritos;
  • Baixo calado operacional;
  • Capacidade de carga superior a 2.000 kg;
  • Radar de alta definição;
  • Cabines de comando blindadas abertas ou fechadas, nível de proteção NIJ III – STANAG 01;
  • Grande volume de fogo (2 pedestais compatíveis com metralhadoras calibre 0.50” / 7,62 mm na proa);
  • Pacote eletro-óptico (FLIR) para imageamento diurno e Infravermelho (Termal);
  • Elevada estabilidade lateral, o que facilita e otimiza o emprego do armamento instalado nos pedestais, bem como do armamento portátil;
  • Baixo custo de operação e manutenção; e
  • Longo ciclo de vida (casco com vida útil superior a 40 anos).

Sobre a DGS Defense

Com 12 anos de atividade e mais de 90 embarcações operando na Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições, a DGS Defense consolida seu trabalho como único estaleiro brasileiro dedicado a projetos e construção de embarcações táticas (blindadas ou não) para as áreas de Defesa e Segurança. Ao longo dos últimos anos, a DGS Defense desenvolveu e detém a patente das ETRH’s (Embarcações Tubulares Rígidas Híbridas – Extreme Hull – XH®).

1 thought on “DGS Defense entrega mais uma lancha DGS 888 Raptor a Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *